ESCOLA SECUNDÁRIA DE AROUCA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AROUCA

Ler no Século XXI – Projecto de Promoção da Leitura
Ano Lectivo 2008/2009

Ex.mos Senhor
Encarregado de Educação

Admitindo as inegáveis virtudes e potencialidades atribuídas à leitura no desenvolvimento cognitivo e integral de todas as crianças e jovens e considerando o actual contexto (social, familiar e escolar) cada vez mais adverso à “leitura tradicional”, onde as novas tecnologias concorrem, de forma contundente e desenfreada, com os livros e lhes “roubam” o seu espaço e o seu público, as professoras de Língua Portuguesa do 7º ano de escolaridade da Escola Secundária de Arouca têm vindo a implementar um projecto de motivação para a leitura pensado especialmente para os alunos do 7º ano de escolaridade que se encontram no início de um ciclo de escolarização decisivo para a consolidação e/ou aprofundamento dos hábitos individuais de leitura autónoma e recreativa.
Daniel Sampaio, conhecido pelos seus estudos sobre os problemas dos jovens e das suas famílias, afirma que “A investigação tem demonstrado a possibilidade de a leitura ampliar as capacidades do cérebro, criando diferentes perspectivas de interpretação da realidade e novas competências no manejo das emoções, contribuindo para a melhor compreensão da complexidade do mundo.” (in revista Pública, Jornal Público).
Como não podia deixar de ser, à semelhança de tudo o que envolve a formação do seu educando, o sucesso do projecto “Ler no Século XXI” depende do seu envolvimento, enquanto pai e/ou encarregado de educação. Por isso, é com muito prazer que vimos convidá-lo a participar nas CONVERSAS COM PAIS – 90 minutos de interactividade – um encontro com especialistas, sobre o lugar e a importância dos livros e da leitura, no século das Novas Tecnologias. Esta sessão, orientada pelo Psicólogo Educacional Alfredo Leite, Director Pedagógico do Projecto Escola Brilhante, realizar-se-á no dia 9 de Março, pelas 21 horas, no Anfiteatro da Escola Secundária de Arouca. Trata-se de uma reflexão sobre novas formas de sensibilização e motivação para a leitura, com exemplos concretos, simples e práticos que poderá experimentar com o seu educando.
É de salientar que, durante esse mesmo dia, ainda no âmbito do projecto “Ler no Século XXI”, o seu educando participará numa oficina interactiva subordinada ao tema “As novas tecnologias e a leitura – Amigas ou inimigas?”, também ela promovida pelo Projecto Escola Brilhante e pelos professores de Iniciação à Informática e de Língua Portuguesa.
Estas actividades estão integradas na Semana da Leitura organizada pela Biblioteca/Centro de Recurso que decorre, na ESA, entre os dias 9 e 13 de Março de 2009.
———————————————————————————————————-
Devolver à professora de Língua Portuguesa até ao dia 5 de Março.

Eu, ___________________________________________, Encarregado de Educação do aluno _____________________________________, nº ____, da turma _______, tomei conhecimento do encontro CONVERSAS COM PAIS – 90 minutos de interactividade e informo que
¨ tenciono estar presente. ¨ não tenciono estar presente.

1 Comentário

  1. Depois daquele dia inspirador na Escola Secundária de Arouca, as professoras de Língua Portuguesa convidam todos os internautas a passear pela página Web da nossa escola, onde poderão apreciar a notícia elaborada pelos alunos do 7º ano de escolaridade que participaram nas oficinas interactivas do passado dia 9 de Março.
    A elaboração desta notícia serviu para os alunos consolidarem o estudo deste tipo de texto jornalístico, em análise nas aulas de Língua Portuguesa.
    Os nossos jovens jornalistas saíram-se bem, não acham?
    Obrigada, Drº Alfedo Leite pela defesa da causa da leitura em pleno SECULO XXI.

    Entretanto temos outra boa notícia sobre a leitura para partilhar convosco: a nossa escola acaba de ser apurada para a grande Final do Concurso Nacional de Leitura 2008/2009, após as provas distritais ontem efectuadas, em Anadia. É com muito orgulho que estamos, pela segunda vez consecutiva, neste importante evento de promoção da leitura e esperamos repetir a proeza do ano anterior – sagrar-nos campeões. É que a campeã nacional na categoria do Ensino Básico 2007/2008 é a nossa aluna Ana Isabel Teixeira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 WooCommerce Floating Cart

No products in the cart.