Contos com Reflexão

Contos com Reflexão

Contos com Reflexão

Jardim de Infância & 1º Ciclo

Actividades propostas prévias à leitura das obras para os alunos.

O nosso objectivo continua a ser levar à sua Escola actividades de qualidade que a ajudem a motivar os alunos para a Leitura. Sem sair da Escola, com custos acessíveis e com resultados brilhantes!

Objectivos:

  • Aumentar a motivação para ler a obra; Estimular a reflexão sobre temáticas paralelas que existem nos textos;
  • A desconstrução da Psicologia dos Contos; Identificação de valores essenciais para o desenvolvimento.

Importante! As actividades têm uma versão diferente para depois dos alunos terem lido. Diga-nos que versão deseja reservar.

  • O Segredo do Rio – A partir do livro de Miguel Sousa Tavares, a motivação para a leitura através do reconto e a reflexão sobre o que são segredos. Será que devemos guardar todos os segredos? Uma actividade com encaixe psicológico na prevenção do abuso e dos maus-tratos a menores.
  • Contos de um mundo com esperança – Autores de renome criaram vários contos para um livro que se torna um excelente ponto de partida para se falar nos direitos das crianças (e, já agora, nos deveres) . Motivação para a leitura, para os direitos humanos e para a cidadania. Melhores cidadãos, melhores alunos. O que terão os contos em comum?
  • O Capuchinho Cinzento«Não te assustes e aprende a escutar / O vento que vai / O vento que vem / Verdes folhas e sua fala.» (Araújo, 1999: 17). Motivação para a leitura de uma obra diferente. Um mundo de reflexões.
  • A Pequena Sereia – Actividade que confronta duas versões da mesma história. Qual é a original? Motivação para a leitura e, por outro lado, motivar os alunos a desenvolverem o espírito crítico em relação à propaganda, à publicidade e aos interesses das marcas que usam a TV como arma.
  • Seis Histórias às Avessas – A obra é de Luísa Ducla Soares. A actividade procura ser tão divertida e profunda como a mesma. Este livro, já galardoado com o Prémio Calouste Gulbenkian, é uma excelente forma de aproximar pais e filhos.
  • A História da Pequena Estrela – A escritora Rosário Alçada Araújo dá-nos um excelente motivo para desenvolver nas crianças a auto confiança, o auto domínio, características tão importantes para a sua felicidade. Num mundo em constante mudança é importante dar um passo de cada vez e saber resistir às frustrações.
  • Sabes, Maria o Pai Natal Não Existe – A partir do livro de Rita Duarte a construção do imaginário infantil e a motivação para a leitura do livro. Os valores e as mensagens positivas do Natal. O Frederico não acredita no Pai Natal. E se o Pai Natal não acreditar nele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 WooCommerce Floating Cart

No products in the cart.