A Coordenadora da Biblioteca

A Coordenadora da Biblioteca

POR TERMOS ACHADO CAPAZ DE MOTIVAR OUTROS PROFESSORES, E DEPOIS DE PEDIDAS AS DEVIDAS AUTORIZAÇÕES, COLOCAMOS AQUI A CARTA ENVIADA POR DIANE…

“Boa tarde, Dr. Alfredo
(…)

O que é que pretendemos para sexta-feira, dia 13 de Março, pelas 20h30?
Como tem sido hábito na nossa Biblioteca, durante a Semana da Leitura pretendemos promover uma dinamização para pais, professores e funcionários no âmbito da importância da leitura, entendendo-a como base do sucesso pessoal, escolar e profissional…

Neste sentido, devemos preocuparmo-nos com os seguintes aspectos:- O público-alvo abrange encarregados de Educação de alunos com idades compreendidas entre o ensino Pré-escolar e o 9º ano, bem como professores educadores de diferentes ciclos e funcionários;- Este encontro integra-se no âmbito das actividades desenvolvidas durante a Semana da Leitura na escola, e terá uma feira do livro patente na mesma altura;- A escola considera a leitura uma aquisição basilar na formação do individuo, apostando na promoção da leitura, e por isso tem vindo a dinamizar algumas iniciativas.- O principal fundamento deste encontro é possibilitar a todos os presentes, em especial aos pais, experiências de leitura, diálogos esclarecedores sobre a importância de criar hábitos de leitura também fora do contexto da aula e permitir que um encontro sobre leitura seja um momento de encontro, de convívio e, simultaneamente formativo.

Neste seguimento eu gostaria de saber mais ou menos qual é o eixo da sua intervenção. Na nossa opinião seria pertinente alertar e dar dicas sobre como podemos contribuir e ajudar os nossos filhos a gostar de ler no quotidiano, também seria necessário enfatizar, um pouco, a importância que a leitura representa no desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional…Ao nível da imaginação, da criatividade, da acção relacional entre pares…em todos nós, pelo conjunto de processos que envolve, muito mais complexos do que possam parecer à primeira vista, e daí a importância de fomentar o seu hábito de forma continuada. O intuito é de ajudar todos os presentes a consciencializarem-se, a ficarem mais sensibilizados, motivar para alguns hábitos e, por isso, sentirem a necessidade de mudar a forma de pensar… (claro que isto não se consegue num dia, mas temos vindo a construir caminho nesse sentido). Não sei se estou correcta no meu pensamento? Estou a pensar no público diferenciado que vamos ter…

Outra questão:

– Vai ler/contar alguma história? Gostaria de fazê-lo em conjunto comigo, por exemplo? Arranjarmos uma que desse para contarmos os dois ??…interagindo??
– A equipa de amiguinhos da BE pode contar/ler uma história que estão a construir?
– Podemos fazer uma leitura partilhada?… Aquele tipo em que cortamos um conto em partes e distribuímos, pelos presentes e, cada um lê uma parte para interagirmos com o público?
A ideia é utilizar estas estratégias para servirem de motivação/exemplo para uma leitura lúdica que também poderá ser formativa, divertida, etc… tendo em vista também ajudar os participantes a envolverem-se…e a soltarem-se!

Gostaria, no entanto, de referir o seguinte: não queremos de forma alguma perturbar a sua intervenção, que com toda a certeza vai ser muito boa e pertinente. Apenas gostaríamos de, ao longo da sua intervenção, articular consigo uma intervenção nossa. É viável?
Acho que já dei uma pequena ideia da dinâmica que gostaríamos de conjugar… Assim, quando puder, agradecia que me telefonasse para esclarecer melhor as ideias e podermos estruturar e sistematizar, tudo atempadamente, caso considere possível concretizar algumas sugestões nossas.

Tudo de bom para si
Um bom fim de semana
A Coordenadora da Biblioteca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 WooCommerce Floating Cart

No products in the cart.